terça-feira, 26 de julho de 2011

O encantamento leva à sensibilização do ser humano, à reflexão, à produção artística e à busca da essência dele mesmo constantemente. O encantamento cego também leva à sensibilização, mas leva também à obsessão e à possessividade. É aquele que depende da fragilidade e insegurança do indivíduo para se manifestar.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Manipulação da vida animal pelo homem.

Da relação caça-predador até a domesticação de animais(na Revolução Neolítica): essa é a abrangência de aspectos da relação do homem com os animais. O uso desses para fins científicos é um dos pontos mais polêmicos dessa complexa relação.
Os grupos defensores dos direitos dos animais condenam ingenuamente o uso científico dos mesmos e alegam que a prática constitui um covarde ato de subordinação da natureza aos interesses humanos. A proibição da prática, no entanto, afirmam os cientistas, prejudicaria muitas pesquisas inovadoras as quais melhorariam a qualidade de vida do homem, a exemplo da criação de vacinas, de terapias contra o câncer e dos estudos com células-tronco.
A ponderada solução diante do impasse é dada pela aprovação no Senado brasileiro, recentemente, de um projeto de lei o qual regulamenta o uso científico de animais, tendo sido criado o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, que credencia instituições e estabelece normas de cuidado com os animais criados.
Somente a adoção de uma postura ética e responsável, portanto, no que tange ao uso científico de animais, garante o respeito aos direitos desses sem barrar o desenvolvimento da ciência e do conhecimento. Representa um avanço na relação dos seres humanos com as demais formas de vida.
Penso que o choro é mais uma condição humana do que medida de grau de maturidade.